Rio Grande do Sul tem candidatos nas eleições do Conselho da CBRu

Votação ocorre nesta sexta (23.09) a partir das 9h

2016-09-22-eleicao-cbru-montagem

Se 2016 é ano de eleição na esfera municipal, é também ano de eleger novos integrantes do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). Nesta sexta-feira (23.09), durante a Assembleia Geral Eletiva da CBRu, os atletas e árbitros tem a oportunidade de eleger os seus representantes no Conselho de Administração para um mandato de quatro anos. No total, 6393 atletas e 74 árbitros estão aptos a votar.

E o Rio Grande do Sul possui dois candidatos nessa eleição: Lúcia Beatriz Ferreira, para representante dos atletas, e Ricardo Sant’Anna para representar os árbitros.

Conheça um pouco mais sobre eles:

•     Lúcia Beatriz Ferreira – para representante de atletas

Uma das fundadoras do rugby feminino no Charrua, Lúcia atuou na seleção brasileira em 2005/2008/2009/2010/2011, possui experiência internacional como jogadora. Participou do programa de alto rendimento de treinadores da CBRu 2012/2014, e de cursos de coach da CBRu. Atua também como preparadora física, treinadora, auxiliar técnica, inclusive tendo treinado a seleção gaúcha juvenil feminina em 2015.

Para Lúcia, a representante é um porta voz entre os atletas e a CBRu que deve acompanhar o processo burocrático e de tomada de decisão da instituição, com a responsabilidade de defender o ponto de vista das pessoas que jogam rugby. Entre as demandas e projetos a serem executados, estão o funcionamento das academias TOP 100, a permanência do Super Sevens com seis ou mais etapas como campeonato nacional feminino. Além disso, ela vai lutar para que as seleções feminina e masculina tenham as mesmas oportunidades e apoio da CBRu.

Outro ponto defendido pela atleta está em tomar conhecimento junto aos clubes da aprovação ou não da nova proposta de campeonato masculino adulto. Para ela, regionalizar os campeonatos tem alguns pontos positivos, mas de uma maneira em geral, Lúcia é contra, pois acredita que é justamente a competição nacional que faz com que a troca de conhecimento entre os estilos de jogo seja mais rica e produtiva.

•    Ricardo Sant’Anna – para representante dos árbitros

Árbitro internacional, Ricardo Sant’Anna é professor e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela ESEFID/UFRGS, foi jogador e preparador físico das equipes masculina e feminina de rugby no Charrua Rugby Clube.

Um dos principais árbitros do Brasil, foi um dos brasileiros que atuou durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016, na volta da modalidade, agora como Sevens, ao programa olímpico. Além do maior evento esportivo do mundo e as competições nacionais, já atuou em diferentes torneios importantes internacionais como Troféu Mundial M20 (duas vezes), etapas dos circuitos masculino de sevens em Paris e Londres, o Sul-Americano M19 agora em setembro. Além disso, será o único brasileiro no Americas Pacific Challenge que se realiza em outubro.

Para Ricardo, é importante estar dentro da CBRu para debater o futuro do rugby como um todo, além da arbitragem. Por isso, considera importante fazer parte do Conselho e poder ter uma participação mais ativa.

Com relação às demandas, Ricardo acredita que o mais importante atualmente é formar um grupo de árbitros do Brasil,  que seria dividido em três segmentos a fim de tratar as diferentes áreas: alto rendimento, intermediário e desenvolvimento. Em cada grupo, estimular plano de trabalho, objetivos e procurar fazer com que a arbitragem consiga atingir os objetivos com avaliações com coaches, indicação de preparadores físicos, nutricionistas “Tudo o que um árbitro puder receber de auxílio, seria importante!”, avalia Ricardo Sant’Anna.

Como votar

A votação para eleição do Representante dos Atletas e dos Árbitros ocorrerá das 9h às 18h, no dia 23 de setembro de 2016 pelo site da CNRu: http://www.brasilrugby.com.br/cnru/

a. Clique no ícone “ÁREA LOGADA” e digite seu “LOGIN” e “SENHA” para acessar a plataforma. b. Caso não se lembre dos dados pessoais de acesso, clique em “ESQUECI MINHA SENHA” para recuperá-los por meio do e-mail cadastrado. II. Ao acessar a plataforma, clique no item ”GERENCIAMENTO”. Após isso, você encontrará um “MENU DE OPÇÕES”, onde deverá clicar no item “VOTAÇÃO”. III. Escolha o representante e clique em “VOTAR”. a. Ressalta-se que atletas somente votarão para escolher o representante dos atletas para a vaga no CA da CBRu. Da mesma maneira, os árbitros votarão somente para eleger o representante dos árbitros para a vaga no CA da CBRu. b. Apenas 01 (hum) voto é permitido por pessoa/CPF. c. É necessário estar com o CPF e o RG devidamente cadastrados no CNRu. Caso contrário, o sistema apresentará uma mensagem informando que os dados cadastrais estão passíveis de preenchimento. d. Caso tenha algum problema durante a votação, envie um e-mail para cadastro@brasilrugby.com.br

 

Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes/FGR com informações CBRu e Portal do Rugby
Foto: montagem