A Federação Gaúcha de Rugby é uma entidade brasileira do desporto que rege a prática do Rugby Union no estado do Rio Grande do Sul. A entidade foi fundada no dia 17 de janeiro de 2009 e formalizada através de Assembleia Geral no dia 13 de dezembro do mesmo ano.

O rugby competitivo no Rio Grande do Sul começou a despontar em 2006, com a realização de campeonatos estaduais. Neste mesmo ano, foi criado o Grupo de Desenvolvimento do Rugby/RS liderado por Nilson Taminato que passou a organizar e fiscalizar as competições de rugby no estado. O objetivo principal era o desenvolvimento do esporte, servindo de instrumento para a diversão dos envolvidos e formação de árbitros, treinadores e dirigentes, assim estabelecendo uma cultura administrativa ligada a modalidade em terras gaúchas.

Com o crescimento do rugby no estado e a necessidade de ter um órgão representativo junto a CBRu – Confederação Brasileira de Rugby, no dia 17 de janeiro de 2009 foi fundada a Federação Gaúcha de Rugby. Meses mais tarde, dezesseis clubes estiveram presentes na Assembleia Geral que aprovou o estatuto e eleição da primeira diretoria da entidade.

Desta forma, a Federação é responsável pela realização das seguintes competições: Campeonato Gaúcho de Rugby, Circuito Gaúcho de Rugby Sevens e a Copa RS de Rugby.

GESTÃO ATUAL

Conselho Administrativo:

Muray Lizott (Presidente do Conselho) – conselheiro eleito
Giancarlo Bristot – conselheiro eleito
Lúcia Beatriz Ferreira – conselheira eleita
Leonardo Vidal – conselheiro eleito
Tarcísio Muraro – conselheiro representante da arbitragem
Lucas Zandoná – conselheiro representante dos atletas
Cassiano Pires – conselheiro independente nomeado