FGR emite nota de repúdio à Medida Provisória editada pelo Presidente da República

A Federação Gaúcha de Rugby junto com as demais federações de Rugby, se utiliza da presente para manifestar todo seu REPÚDIO à Medida Provisória nº 841, editada pelo

Sr. Presidente da República.

Entendemos a importância e necessidade do investimento em segurança, evidentemente. Contudo, para a obtenção de resultados de longo prazo no combate à violência, não se pode retirar, quase que em sua totalidade, recursos destinados a esta ferramenta inclusiva e educativa, qual seja, o esporte.

O Brasil sofre com a falta de uma política esportiva sólida, razão pela qual temos um sistema de concentração de recursos oriundos do Estado para o desenvolvimento do esporte que não seja de alto rendimento, ou seja, aquele cuja principal finalidade é educacional.

É de ordinário conhecimento que a atividade esportiva regular e devidamente orientada traz benefícios mentais, sociais e de saúde. O esporte é capaz de fazer com que, no futuro, os gastos com segurança pública e saúde sejam consideravelmente reduzidos.

Assim, a Federação Gaúcha de Rugby não concorda com a prática atual do governo, pois penalizar quase que exclusivamente o esporte para obtenção de recursos para seu novo ministério é se olvidar para uma visão de longo prazo, quando precisará de ainda mais recursos para investimento em medidas quase que exclusivamente paliativas.

*Nos aliamos e replicamos a Manifestação original da FPR