Campeões de 2019 no rugby gaúcho

Com o final da temporada 2019 para o rugby gaúcho, a Federação Gaúcha de Rugby (FGR) apresenta uma breve retrospectiva dos campeões das competições estaduais e das participações dos clubes gaúchos nos principais campeonatos do rugby brasileiro.

RUGBY XV:

No Campeonato Gaúcho da 1ª Divisão, o Farrapos, de Bento Gonçalves, manteve a sua hegemonia no Estado, conquistando o seu decacampeonato estadual em 2019. Na final da Taça Ouro, em duelo entre serranos, a equipe alviverde levou a melhor sobre o Serra Gaúcha Rugby, de Caxias do Sul, vencendo pelo placar de 29 a 8 e levantando a taça em seus domínios.

Na Taça Prata, o Brummers, de Novo Hamburgo, superou na final o Universitário Rugby, de Santa Maria, pelo placar de 17 a 7, ficando com o título do torneio.
Na 2ª Divisão do campeonato estadual, Centauros, de Estrela, e União Rugby Tauras e Carancho (URTC), de Marau e Sertão, realizaram a final da edição de 2019. Protagonizando uma grande atuação dentro das quatro linhas, o Centauros conquistou a vitória por 25 a 13 e levantou a taça da competição.

Participações nacionais:

O Rio Grande do Sul esteve representado por três equipes na elite do rugby nacional em 2019. O Farrapos foi quem chegou mais longe na competição. Após terminar a primeira fase invicto e derrotar o Jacareí-SP nas quartas de final, a equipe alviverde foi parado na semifinal diante da Politécnica-SP, a qual se tornaria vice-campeã do Super 13.

O Serra Gaúcha, logo em sua primeira participação na elite, chegou até a fase de mata-matas, superando o Band Saracens-SP na repescagem para avançar às quartas de final, fase em que foi eliminado pelo São José, campeão da edição de 2019 da competição. O Charrua, apesar de terminar a primeira fase na lanterna do grupo, se manteve na elite após derrotar na repescagem contra o rebaixamento o Joaca-SC.

RUGBY SEVENS:

No Circuito Gaúcho de Rugby Sevens Feminino, o Charrua também deu sequência à sua hegemonia no rugby gaúcho e faturou mais um título estadual para a sua coleção. A conquista da taça foi ainda mais comemorada pela equipe porto-alegrense pelo fato de ter sido alcançado sem nenhuma derrota durante as cinco etapas do circuito. No masculino, a competição não foi disputada.

Participações nacionais:

No Super Sevens Feminino de 2019, o Charrua, com um elenco renovado, encontrou dificuldades para fazer frente às equipes da elite do rugby nacional. Apesar dos esforços da equipe, as porto-alegrenses terminaram a competição na última colocação.

No Rugby Seven de Rivera, competição que reuniu equipes brasileiras, argentinas e uruguaias na cidade de Rivera, no Uruguai, o Farrapos conquistou o seu bicampeonato da competição. Na Taça Prata, o URTC levou a melhor e também levantou a taça. No feminino, o Antiqua/UFPEL protagonizou grandes atuações e ficou com o título do torneio.

RUGBY GAÚCHO JUVENIL

No rugby gaúcho juvenil feminino, o Selecionado Central ficou com o título do Circuito Gaúcho de Rugby Feminino M18. Na 1ª Taça RS de Rugby Sevens Feminino M19, a equipe azul da Vem Ser Rugby, de Pelotas, conquistou o título da competição estadual. No masculino, as competições juvenis de 2019 foram realizadas em formato de Festivais, os quais foram realizados durante todo o ano, portanto, não houve campeões.

Campeões de 2019*:

Campeonato Gaúcho – Taça Ouro: Farrapos

Campeonato Gaúcho – Taça Prata: Brummers

2ª Divisão do Campeonato Gaúcho: Centauros

Circuito Gaúcho de Rugby Sevens Feminino: Charrua

Circuito Gaúcho de Rugby Sevens Feminino M18: Selecionado Central

1ª Taça RS de Rugby Sevens Feminino M19: Vem ser Rugby/UFPEL (Pelotas)

*competições organizadas pela FGR

CONFIRA AS TABELAS DE CLASSIFICAÇÃO:

Classificação – Taça Ouro – CGR XV 2019

1º Farrapos: 29
2º Serra Gaúcha: 15
3º Charrua: 10
4º San Diego: 5
Final: Farrapos 29 x 08 Serra Gaúcha

Classificação – Taça Prata – CGR XV 2019

1º URSM: 22
2º Brummers: 19
3º Planalto: 17
4º Guaíba: 2
Final: URSM 07 x 17 Brummers

Classificação – 2ª Divisão do CGR XV 2019

1º URTC: 18
2º Centauros: 16
3º Antiqua/UFPEL: 9
4º Guasca: 7
5º Pampas: 1

Semifinais:
URTC 40 x 0 Guasca
Centauros 65 x 0 Antiqua/UFPEL

FINAL: URTC 13 x 25 Centauros
3º lugar: Antiqua/UFPEL 07 x 15 Guasca

Classificação Geral – CGR 7s Feminino 2019
1º Charrua: 110
2º San Diego: 87
3º Antiqua/UFPEL: 85
4º Predadores: 54
5º Centauros: 36
6º Velho Oeste-SC: 15

Classificação Final do CGR 7s Feminino M-18 2019:
1º Central – 63 pontos
2º Sul: 60
3º Serrano-Sul: 51

Selecionado Sul:
Comissão Técnica: Camila Borges (Coach Vem Ser Pelotas -ESEF UFPel), Carina Curtinaz (Manager Vem Ser Pelotas -ESEF UFPel) e Camila Ferro (Fisioterapeuta Vem Ser Pelotas -ESEF UFPel);
Selecionado Central:
Comissão Técnica: Valquiria Estivalet (Coach Charrua RC) e Maria Carolina Rodrigues (Manager Charrua RC);
Selecionado Serrano-Sul:
Comissão Técnica: Ciana Goicochea (Coach Vem Ser Pelotas -ESEF UFPel), Isamara Buhl (Manager Farrapos RC) e Yasmin Correa (Fisioterapeuta Vem Ser Pelotas -ESEF UFPel).