Farrapos se classifica entre as quatro melhores equipes do Brasil; Serra Gaúcha se despede com campanha honrosa no Super 13

O Rio Grande do Sul estará pelo terceiro ano consecutivo representado pelo Farrapos na semifinal do Campeonato Brasileiro de Rugby – o Super 13. Com uma grande vitória sobre o Jacareí em seus domínios, conquistada no sábado, dia 26, a equipe alviverde de Bento Gonçalves se classificou entre as quatro melhores equipes do Brasil. O Serra Gaúcha, por sua vez, finalizou a sua campanha ao ser derrotado pelo São José fora de casa.

Em Bento Gonçalves, no Estádio da Montanha, Farrapos e Jacareí protagonizaram um grande embate dentro das quatro linhas. Os paulistas abriram o placar do jogo com dois penais convertidos por Léo Ilha. Ainda na etapa inicial, Teco anotou o primeiro try do jogo para o Farrapos, deixando o placar em aberto para o segundo tempo.

Na etapa derradeira, logo nos primeiros minutos, Matheus Cunha ampliou a vantagem para o Jacareí, porém Facundo Flores novamente colocou os donos da casa próximos no placar. Pouco depois, Facundo Flores converteu um penal, igualando o jogo em 13 a 13, entretanto os paulistas responderam com penal de Léo Ilha. Nos minutos derradeiros de jogo, Teco anotou o terceiro try alviverde e Facundo Flores finalizou com precisão na conversão para decretar a vitória, de virada, por 20 a 16.

Esse é o quarto ano consecutivo que o Farrapos chega entre as quatro melhores equipes de rugby do país. Em busca de mais uma vaga à final, a equipe comandada por Javier Cardozo vai reeditar a decisão de 2018 diante da Poli-SP, fora de casa.

O Serra Gaúcha realizou uma campanha histórica ao se classificar às quartas de final logo em seu primeiro ano na elite do rugby brasileiro. Após superar o Band Saracens na repescagem, a equipe de Caxias do Sul tinha a difícil missão de fazer frente à forte equipe do São José, que possui a melhor campanha na competição nacional até então. Apesar dos esforços, o Serra Gaúcha foi superado pelos paulistas pelo placar de 78 a 10.

O resultado, no entanto, não apaga a grande campanha protagonizada pelo clube caxiense, que finalizou o Campeonato Brasileiro entre as oito melhores equipes do país.

Quartas de Final:
São José-SP 78 x 10 Serra Gaúcha
Curitiba-PR 07 x 38 Pasteur-SP
Farrapos 20 x 16 Jacareí-SP
Poli-SP 45 x 24 Desterro-SC

Semifinais (09/11)
São José-SP x Pasteur-SP
Poli-SP x Farrapos

Repescagem para o Brasileiro de 2020:

Charrua x Joaca-SC