Farrapos finaliza campanha no Brasileiro de Rugby na semifinal

O Rio Grande do Sul esteve representado pelo Farrapos na semifinal do Campeonato Brasileiro de Rugby de 2019, sendo o único clube fora de São Paulo a estar entre os quatro melhores times do país. Em confronto realizado no sábado, dia 09, em São Paulo, a equipe alviverde foi superada pela Poli-SP pelo apertado placar de 18 a 14, se despedindo da competição nacional.

Na etapa inicial, a Poli-SP abriu o placar da partida com penal convertido por Pompeo. Pouco depois, a equipe da casa teve a oportunidade de ampliar em três oportunidades em penais, porém Pompeo converteu apenas um deles, 6 a 0.

Na especialidade da equipe gaúcha, o Farrapos virou o placar. Após lateral, a equipe alviverde formou um maul e empurrou os adversários. Ao sair da formação, Rudi adentrou à defesa adversária para marcar o primeiro try no jogo, convertido por Frison. Porém, praticamente no último lance da etapa inicial, a Poli-SP ficou à frente do placar com try de Portuga e conversão de Pompeo, terminando a etapa inicial com placar de 13 a 7 para os donos da casa.

No segundo tempo de jogo, restando menos de dez minutos para o final do jogo, Yago, da Poli-SP, levou cartão amarelo e desfalcou o time da casa durante os minutos finais da partida. Com uma expressiva pressão do Farrapos no ataque, a Poli-SP passou a conceder diversos penais próximos ao ingoal. Em uma das jogadas ofensivas, a bola chegou até o ponta Marangoni, que mergulhou para marcar o segundo try do Farrapos. Na sequência, Frison anotou uma difícil conversão, virando o placar da partida.

Nos minutos finais de partida, após penais cometidos pelos visitantes, a Poli-SP anotou o seu segundo try com Robert Tenório, após sequência de rucks próximos ao ingoal, decretando mais uma virada no placar, 18 a 14 para a Poli-SP.

O Farrapos se despede na semifinal do Campeonato Brasileiro, terminando mais uma edição da competição nacional entre as quatro melhores equipes do país. Além do Farrapos, o Serra Gaúcha e o Charrua também disputaram a à elite do rugby nacional. Os caxienses foram eliminados pelo São José-SP nas quartas de final, enquanto que o Charrua caiu na primeira fase.

A torcida do rugby gaúcho agora será direcionada para o Charrua, que defende a sua permanência na primeira divisão nacional diante do Joaca-SC. O confronto decisivo ocorre no dia 30 de novembro, em Porto Alegre.

Semifinais – Super 13
São José-SP 30 x 23 Pasteur-SP
Poli-SP 18 x 14 Farrapos

FINAL:
São José-SP x Poli-SP

Repescagem:
Charrua x Joaca-SC – 30/11

Foto: Denys Flores