Bento Gonçalves tem novo Centro de Treinamento de Rugby

Evento contou com um amistoso entre veteranos e ex-atletas

Foto: Kévin Sganzerla/FML Esportes
Foto: Kévin Sganzerla/FML Esportes

O feriado de 20 de setembro foi ainda mais especial para os admiradores do rugby gaúcho de Bento Gonçalves. Além de comemorar os ideais da revolução Farroupilha, o Farrapos, não os guerreiros das batalhas, mas sim o time de rugby gaúcho, inaugurou o novo centro de treinamento da equipe no Presidente Vargas, mais conhecido como Estádio da Montanha. O presidente da Federação Gaúcha de Rugby (FGR), Muray Lizott, participou da cerimônia com o secretário de juventude, esporte e lazer de Bento Gonçalves Adão Valtamir Atzler e um dos fundadores do Farrapos, Luís Francisco Flores, o Tito.

“O espaço vem para melhorar ainda mais uma das melhores estruturas de rugby em nosso estado e temos certeza de que o Farrapos Rugby, em parceria com a FGR, trabalhará de maneira a potencializar o desenvolvimento do rugby gaúcho”, exaltou o presidente da FGR, Muray Lizott.

Para marcar a data, um confronto histórico entre Mamutes (formado por fundadores e ex-atletas do Farrapos) e o Canfora Rugby (integrado por veteranos de diversos times do estado). Mais do que uma disputa, o jogo festivo foi um amistoso marcado pela diversão e o encontro entre velhos conhecidos do rugby gaúcho, com o objetivo de destacar a amizade e a importância do terceiro tempo (confraternização).

Mais espaço para o desenvolvimento do rugby

Localizado atrás da cabeceira norte do estádio, com área total de mais de 234,64 m², o complexo é divido em uma área de treino – com sanitários/vestiários e área com equipamentos de academia (150,00m²)- e em outra de uso social com sanitários (84,64m²). O investimento total foi de R$ 292.551,83, com verba proveniente de emenda parlamentar e recursos municipais.

Além de proporcionar melhores condições para os treinamentos de todas as categorias do Farrapos – hoje são mais de 100 atletas, nas categorias juvenil, feminino e adulto –  o espaço também deve incentivar a prática esportiva da modalidade. Atualmente, 500 alunos da rede municipal de ensino são atendidos pelo projeto de Contraturno Escolar da Prefeitura mantido em parceria com o time bento-gonçalvense.

Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes/FGR
Fotos:  Kévin Sganzerla/FML Esportes